Os enigmáticos vinhos heroicos da Costa Amalfitana

Quando se pensa em vinícolas na Itália, logo pensamos em regiões mais conhecidas como a Toscana, Vêneto, Piemonte e muitas outras. Tenho certeza que vocês não pensam na Costa Amalfitana. Para minha surpresa, descobri que nessa região existe uma boa produção de vinhos, apesar do relevo desfavorável. Os vinhos produzidos nessa região são conhecidos como vinhos heroicos.

Costa Aalfitana - vinhos heroicos

E vocês já ouviram falar em vinhos heroicos?

Vinhos heroicos, também chamados de vinhos extremos, são sempre produzidos em regiões onde a viticultura é trabalhosa. São vinhedos localizados nas alturas, beira de vulcões e locais de difícil acesso. O cultivo nesse local é árduo e só é possível com muito suor e principalmente amor.  As pessoas que trabalham na viticultura desses locais possuem muito amor e orgulho pela produção desses vinhos. Seus vinhos  muitas vezes são desconhecidos, mas com grandes histórias por trás de cada rótulo.

Vinhos heroicos - Costa Amalfitana

Essa região, entre vinhas e rochas com vista para o mar, também tem Denominação de Origem Controlada  e chama-se Costa D’Amalfi, desde 1995. Neste local, são produzidos vinhos brancos, tintos e rosés.  As principais uvas brancas são: Ginestra, Pepella, Falanghina e Biancolella.  Entre as tintas, Aglianico, Piedirosso e Tintore.

Existem boas vinícolas que se destacam na região, dentre elas a Vinicola Marisa Cuomo. Conhecida  por produzir um delicioso vinho que já foi eleito o melhor vinho branco da Itália, o Fior di Vino.  Seus vinhedos estão localizados nas encostas desse pedaço de paraíso chamado Costa Amalfitana, com uma vista espetacular.

Vinicola - Costa Amalfitana

Se você pretende conhecer essa região, famosa por suas paisagens e praias belíssimas, aproveite para experimentar suas  delícias  gastronômicas típicas como: frutos do mar fresquinhos, massas, gelatos e limoncello. E principalmente, não perca a oportunidade de degustar um vinho heroico de frente para o mar, conhecendo a  história da sua produção.

Costa Amalfitana - vinhos

Por Cinara Klein